2 de maio de 2010

Exemplos de boas lentes para usar com a sua DSLR

   Quando compramos nossas câmeras DSLR na maioria das vezes o kit inclui uma lente 18-55 ou 18-105 e apesar de serem boas lentes a abertura não é boa e a gente fica com a impressão de que falta algo nelas.

   A melhor opção pra tentar resolver isso é comprando a relativamente barata (baratíssima) lente fixa 50mm com abertura de f/1.8, ainda tem as opções mais caras f/1.4. ou f/1.2 mas aí a brincadeira começa a ficar bem cara. A f/1.8 costuma custar menos de 400 reais e isso vale tanto para Canon quanto Nikon, sendo que esta última é sempre ligeiramente mais cara.
 Da esquerda para a direita: Nikon 50mm f/1.2, f/1.4 e f/1.8

   O que ela permite fazer: Fotógrafos mais experientes costumam dizer que 50mm é a distância focal ideal para se fazer belos retratos e com uma abertura dessas e por ser fixa, é nitidez mais do que garantida. Essa lente é muito clara permitindo disparos bem rápidos e também evita bastante o uso de flash e ISOs mais altos que sempre distorcem um pouco a fidelidade das cores.
 Lentes Canon 50mm f/1.4 e f/1.8

   Além disso ela é pequenininha e até certo ponto bem leve e com isso você estará preparado pra quase todo tipo de foto, essa lente é um verdadeiro coringa (ou curinga?). É item indispensável, obrigatório pra qualquer fotógrafo seja ele profissional ou amador.

   Quem ainda pensa em comprar uma DSLR já comece a separar uma graninha pra comprar a "cinquentinha" pois você vai precisar dela, esse investimento te dá um retorno imediato.

158 comentários:

  1. Olá Rodrigo, belo post!

    Eu comprei minha primeira dslr há 3 meses,
    e como você disse, realmente, a lente do kit
    é muito escura, o q torna realmente necessária
    uma lente nova.

    Eu optei pela (canon) 50mm f/1.4 que está com
    um preço muito bacana lá fora. Um amigo que
    está vindo do EUA comprou p/ mim a U$ 344,00.
    Uma discrepância com o valor aqui do BR, que
    pelo menos no ML varia de R$ 2.250,00 a R$
    3.200,00.

    No entanto, tenho uma dúvida: será que compensa
    pra um fotografo amador (eu, rs...) investir
    em uma cara lente tele-objetiva ou adquirir
    por 1/3ou4 do preço uma superzoom tipo a p100,
    HS10 ou a nova Olympus SP-800UZ...

    Fica a dúvida...

    Abraços,

    MGH
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcus, isso é uma questão bem pessoal e seria até bom que outras pessoas viessem aqui opinar também. Você já tem alguma compacta ou só a DSLR?

    Acho que pra quem já tem DSLR só vale a pena ter uma compacta bem...compacta mesmo, tipo a G11 ou LX3. Não acho necessário ter uma superzoom, eu compraria uma tele até porque você já deve conhecer as distorções que as lentes das superzoom provocam, coisa que você não vai ver numa DSLR.

    ResponderExcluir
  3. Tirando minha t1i, tenho apenas uma compacta: a
    Canon S90...

    Poisé... discussão interessante. Eu ando namorando
    a Canon Ef-s 55-250mm F/4-5.6, pelo preço e pelo
    fato de ser equivalente a 400mm no form. 35mm...
    mas não posso dizer que uma camera como a hs10
    que tem um zoom de 720mm não seja atrativa, é
    mas acho que ficarei mesmo com a tele...

    e os colegas, o que opinam?

    Abs.
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo,
    Comprei uma T2i e estou muito feliz com a câmera. Agora estou estudando a compra de uma lente para telefoto com zoom até 400 ou 500mm com boa relação custo benefício. Pelo que vi, quando a lente possui estabilizador e motor USM os preços aumentam muito.
    Peço sua opinião: se tiver que optar entre o estabilizador de imagem ou o motor USM qual é mais vantajoso?
    Pretendo usar para fotografar natureza, animais e esportes.
    Pedro

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedro, obrigado pela presença no blog.

    Pra mim USM não é tão importante quanto o estabilizador em uma tele pois essas lentes são pesadas e é preciso ter muita firmeza. Lembrando sempre que um alcance de 400mm na T2i vai ter uma distância focal real de 640mm, um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Vou deixa aqui minha opinião...

    Testando a D90 com a 50mm f/1.4 a noite e com pressa, teve horas que senti falta do VR (anti-vibração da Nik) pois não tenho mãos firmes, mas ao usar a lente kit seja a 18-55mm ou a 18-105 da D90 (pois tenho D5000 e D90) em 50mm me senti muito bem, pois notei que a diferença da estabilidade esta no peso do equipamento+lente, quanto mais pesado mais estável se é que me entendem. Mas uma coisa tenho que dizer... se for comprar lente acima de 100mm nem VR 10 ou USM 10 vai resolver... nessa "milimetragem" ai é tripé mesmo... ainda mais se for com velocidades baixas ou pouca abertura...

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, qual usar 18-135mm ou 50mm? para ter boas fotos

    ResponderExcluir
  8. Bruno, a 18-135 é mais versátil porém bem escura, a 50mm é bem clara, no mínimo abertura 1.8 então vai depender do uso que você vai dar à câmera. Boas fotos as duas vão dar, com certeza.

    O fundo desfocado da 50mm é espetacular mas você fica bem limitado com ela devido a distância focal única que ela tem. A 18-135 possui a grande angular que é tão importante e em outras lentes custa caro demais.

    O ideal é ter as duas rsrs, mas veja qual vai ter mais importância no seu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Essas lentes realmente são ótimas. Pode-se ver no flick as diversas imagens proporcionadas.

    Um detalhe é que a Nikkor 50mm 1.8 não possui motor de auto-foco, ou seja, depende o motor interno da máquina (existente a partir do modelo D90 ou superior). Já nas lentes Canon, todas possuem o motor na lente.

    Uma vantagem da lente Nikkor 50mm 1.8 é que possui anel de f-stop, além de possuir montagem de metal, ambos ausentes na Canon 50mmm 1.8.

    Outra boa opção são as lente 35mm. A Nikkor 35mm 1.8 possui motor interno AF (ou seja, pode ser usada nas D3000, D3100 e D5000 com focagem automática).

    Até mais.

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo, bom, estou a ponto de comprar uma tele e estou com a seguinte dúvida (desculpe se já existe em algum post, mas ñ encontrei):

    Tenho uma Canon XS Rebel EOS 1000D e 3 lentes (18-55 / 55-250 / 50mm - td de bom, adoro a cinquentinha). Na verdade, este set foi até uma sugestão sua para sair da minha compacta olympus SP565UZ e entrar no mundo das DSLR. Uso o equipamento para fazer mais fotos de pessoas, eventos locais, sem muita pretenção. Mas começaram a aparecer pássaros onde moro (zona rural) e fiquei empolgado, mas percebi que meu acance é curto. Achei uma tele sigma para Canon 50-500 HSM OS por um bom preço,mas nas especificações dizem que é para FF, e que para APS-C ficaria com 75-750mm. Será que terei algum problema de compatibildade com a minha pequena XS? Segue link da lente:
    http://www.bhphotovideo.com/c/product/682764-USA/Sigma_738101_50_500mm_f_4_5_6_3_DG_OS.html

    Grato desde já

    ResponderExcluir
  11. Olha, não há problema de compatibilidade. Perceba que em vários momentos do anúncio é citado o formato APS-C incluindo a milimetragem que você já citou mas nos corpos Canon, na verdade seria 80-800 pois o fator de corte é 1.6 e não 1.5 como na Nikon.

    Não conheço lentes feitas apenas para FF e sim, o contrário. Há algumas lentes feitas apenas para APS-C que se forem usadas em FF vão causar vinheta.

    Sendo para Canon, vai funcionar perfeitamente na XS mas veja que é uma lente grande, muito pesada e é obrigatório o uso de tripé, tanto que ela possui suporte para tripé independente do corpo.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Olá Rodrigo, foi isso que tinha entendido mesmo,mas como sou novo em escolha de lentes bate insegurança. A lente pesa quase 2kg, a vantagem é que tem OS (IS), mas como vou usá-la mais parado do que em movimento, um tripé, ou monopé, não será problema. Fico grato mais uma vez pela ajude valiosa. Boas festas, sucesso,sempre!

    ResponderExcluir
  13. Olá Rodrigo, muito interessante seu post, mas eu estou estudando a compra da minha lente fixa e a dúvida está entre a 50mm e a 35mm, eu tenho a d90 então as duas vão ter auto-foco, mas fico pensando pela distância focal, em sensor aps-c acho 50mm muito fechada pra se trabalhar bem e fico pensando se a 35mm não abre maiores possibilidades por não ser tão fechada como a 50, essa no nosso sensor se comporta como se fosse uma 75mm enquanto a 35mm no fator de corte passa a ser uma 52mm... a distância "normal" nas ff.
    Outra coisa q me chama a atenção é a recomendação de quem tá comprando sua 1ª dslr se preparar pra adquirir a 50tinha, mas será mesmo ideal, já que a 50tinha nikon não tem motor de foco e normalmente quem compra a 1ª dslr tá comprando máquinas de entrada e que tb não tem motor de foco no corpo? Acho interessante frisar que quem tem dslr de entrada nikon vai ter que se contentar com foco manual na 50tinha...

    ResponderExcluir
  14. Olá Som, obrigado pela presença no blog.

    Realmente acho a 50mm muito fechada, a ideal seria a 35mm mesmo mas recomendo a 50mm principalmente pelo custo-benefício pois é uma lente muito clara e muito barata.

    Sobre a falta de motor de foco no corpo, é uma coisa que ao meu ver todo usuário destas câmeras já deve saber. Mas agora já tem a 50mm AF-S mas vai custar o dobro da AF.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  15. Caro Rodrigo,

    Possuo uma d3100 com lentes 18-55 e 55-200, desejo compra uma lente com distância focal fixa.

    Estou na dúvida entre estas duas:

    Nikon AF-S Nikkor 35mm f/1.8G DX Lens
    Nikon AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens

    Vou viajar mês que vem para os EUA e prentendo trazer, qual das duas você recomenda (o preço é similar)?

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  16. Olá José, a 35mm é uma opção bem mais útil pois, devido ao fator de corte da sua câmera, a 50mm na verdade é uma 75mm e pouca coisa pode ser feita a essa distância. E ainda tem o fato de os especialistas afirmarem que cerca de 50mm (a 35mm na D3100 alcançaria 52,5mm) é a distância focal ideal para retratos pois é a que simula a visão dos nossos próprios olhos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  17. É tanta informação que chega a ser dificil assimilar... Seguinte tenho uma D90, meu objetivo são os retratos e não sei qual 50mm 1.8 comprar. Vi que a ultima é a G. Eu preciso dela? A qualidada de D é equivalente a da G (emabro que a D é metade do preço no ML)? Qual seria a mais indicada pra mim?

    ResponderExcluir
  18. Olá Janaína, a D e a G tem a mesma qualidade de imagem, a diferença é que a D possui anel de abertura que permite que ela seja usada em câmeras antigas de filme. Agora também tem a nova AF-S 50mm que possui motor de foco mas como sua câmera possui motor de foco interno, pode usar qualquer uma dessas, então, compre a mais barata.

    Como sua câmera possui sensor APS-C, a melhor opção para retratos é a 35mm mas ela é mais cara, você decide se vale a pena pagar mais caro pela 35mm.

    ResponderExcluir
  19. É voce falou o que eu não queria Rodrigo, vendo os comentários acima, cheguei a esta conclusão Rodrigo, mas sabe como é, não tenho $ para a 35... Acho que vou esperar um pouco mais, enquanto isso exploro a lente do Kit.

    ResponderExcluir
  20. Mas a 50mm custa cerca de 400 reais e funcionará muito bem na sua D90, só vai precisar dar alguns passinhos pra trás. É uma lente muito útil e por ser muito clara vai ser um ótimo investimento. Nem sempre podemos ter as melhores lentes, eu até hoje ainda não tenho a grande angular que eu quero, mas quem sabe ano que vem...

    ResponderExcluir
  21. :) ótimo.... depois mostro o resultado no flickr.

    ResponderExcluir
  22. Olá Rodrigo,

    Gostaria de tirar uma dúvida: recentemente adquiri uma nikon d5000 com a lente 18-55, pretendo comprar mais uma, qual você recomenda, uma 55-200 ou uma 50mm ou 35mm?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  23. Olá Lucio Flávio, essa questão só você pode decidir. Precisa de um longo alcance ou lentes fixas para fazer retratos e com maior abertura para fazer fundos mais desfocados?

    ResponderExcluir
  24. Utilizo a camera para tirar fotos de meu filho, eventos familiares e viagens...

    ResponderExcluir
  25. A princípio não vejo necessidade de nenhuma outra lente. Talvez se desfizesse da 18-55 e comprasse uma 18-105 seria uma melhor opção.

    ResponderExcluir
  26. ótimo post.
    Tinha lido um sobre a cinquentinha aqui no blog e pensei em comprá-la, mas lendo agora esse aqui, percebi que, pra agora, nào preciso de uma 50mm.

    Muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  27. Que bom que gostou. Pode ser que tenha utilidade para você no futuro mas como pretende usar a câmera em eventos, uma grande angular é mais primordial para você.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  28. Amei o seu blog! Eu tenho uma Nikon D3100 q veio com a lente 18-55mm. Eu comprei uma 55-300 e uma 50mm fixa, ambas AF-S. Eu adoro foto, mas nao sou profissional, mas gosto de ver minhas fotos com um ar bem "profissional", rsrsrs Gostaria de investir em mais uma lente, mas nao sei exatamente em qual? Vc poderia me sugerir alguma que dê um bom efeito na foto? Obrigada, Dayse.

    ResponderExcluir
  29. Olá Dayse, obrigado pela presença no blog.

    Há três observações importantes a serem feitas:
    A primeira é que se você não sabe exatamente o que comprar é um sintoma de que, na verdade, não deve comprar nada. O investimento em equipamento só deve ser feito ao ter certeza de que atenderá nossas necessidades.

    Segundo, para dar um ar profissional às suas fotos é preciso investir em conhecimento: Cursos, livros, revistas, tudo de acordo com o tipo de efeito e de fotos que pretende fazer. Não é mais uma lente ou uma nova câmera que te dará isso.

    Terceiro, você já tem um kit completo de lentes: uma grande angular, uma tele e uma fixa. Se quiser melhorar a qualidade desse kit acho que não há o que acrescentar e sim, trocar. Trocar todas as objetivas por outras de maior versatilidade e qualidade. Mas tudo isso, só depois do investimento maior que deve ser feito: Em conhecimento.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  30. Olá Rodrigo,
    Minha T3i chegou com a 18/55mm. Estou fazendo um curso e praticando bastante e minha dúvida quanto as lentes é a seguinte:
    Já ouví algumas pessoas dizendo que é muito importante um filtro UV para protegê-las, já outros dizem que eles protegem, no entanto ocorre perda de qualidade.

    Qual a sua recomendação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou da opinião de que, se for só para proteção o parassol é bem mais eficiente que o UV. Sobre perda de qualidade, na verdade o UV nem tem muita função prática se você não estiver em locais de muita altitude como cidades montanhosas, praia com sol muito fote incidindo na areia ou locais com neve. E ele pode ser responsável por aparecerem algumas aberrações como flares e ghosts.

      Eu não compro filtros UV, só tenho um na minha objetiva porque já veio com ela mas eu, particularmente, não sou adepto de filtros UV.

      Excluir
  31. Obrigado!!
    Agora, tenho uma dúvida quanto as lentes, e diz respeito a sua distância focal.
    Eu ainda estou com um pouco da "síndrome das compactas", e suas lentes, como por exemplo a FZ-35. Nela, independente de qual distância focal estiver, tenho como praticar a abertura que quiser, digo, da maior abertura que ela me entrega numa determinada distância, posso "caminhar" até a menor abertura, passando por suas subdivisões.
    Na 18/55, quando estou em 18 ou próximo disso, ela me entrega (salvo engano, estou sem ela aqui agora rsrs), 4.0, e quando estou em 55 ou próximo, ela vai para 5.5.
    É assim mesmo que funciona? Ou ela me entrega a maior abertura, ou a menor? E no caso de uma fixa, (50mm) por exemplo, a abertura também é fixa?
    Me desculpe por tantas perguntas triviais!

    Fique na paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas lentes para reflex é exatamente igual às lentes de compactas, exceto aquelas lentes caríssimas com abertura constante por toda extensão.

      A FZ35, por exemplo, possui uma lente f/2.8-4.4 e pode usar em grande angular de 2.8 até 8, em zoom máximo pode usar de f/4.4 até 8, incluindo todas as intermdiárias. Nas objetivas pra reflex é a mesma coisa: A 18-55, por exemplo, é uma f/3.5-5.6 então em 18mm pode usar de f/3.5 até 22 (se não me engano) e em 55mm pode usa de f/5.6 até 28.

      Nas fixas, a abertura também é bem variável podendo ir a 16, 22, 28...

      Excluir
  32. Obrigado pela resposta!
    Agora Rodrigo, me explique um detalhe: (Inclusive se houver um link aqui no FotoFácil falando sobre, favor me indicar), mas caso eu futuramente adquira uma Full Frame, as lentes que eu tiver, independente de Grande angular, normais ou teles, vão servir normalmente? Elas se adaptam aos tipos diferentes de sensores no caso APS-C ou FF sem problemas, ou são específicas para um deles? Claro que vai haver aquela questão do fator de corte né, mas quanto a isso tudo bem, o que temo é perder o investimento no futuro.

    Obrigado pela presteza de sempre, e fique na paz!!!

    ResponderExcluir
  33. Infelizmente na Canon há restrição de lentes para Full Frame, só podem ser usadas as EF enquanto as EF-S ficam inutilizadas. Na Nikon há um sistema que aceita as lentes DX nas câmeras Full Frame com redução de resolução.

    ResponderExcluir
  34. Caramba Rodrigo...
    Que decepcionante isso!!!!
    Agora inversamente, as lentes EF podem ser usadas nas APS-C? Nesse caso, ainda seria a salvação para não perder dinheiro né?
    Estou de olho na cinquentinha Ef 50mm F/1.8 II, então por ela ser EF eu não perderia o investimento, certo?

    Fique na paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas APS-C não há restrições, podem ser usadas todas as lentes.

      Excluir
  35. Rodrigo,
    Bom dia!!
    Como devo proceder na limpeza externa da lente da objetiva? É necessário todo esse ritual com soprador, produtos específicos, ou um bom pincel de maquiagem macio e alguns lenços umedecidos resolvem?
    Fique na paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a bombinha fuc-fuc tem sua utilidade mas nunca usei. Eu só uso pincel de maquiagem, flanela de microfibra e lenspen. Nunca usei nenhum líquido nem nada umedecido. As lenspen vem com um pincel tipo o de maquiagem mas não é tão macio e não uso ele, pelo menos o pincel do lenspen que comprei eu não gostei, só uso o lado da esponjinha mesmo.

      Excluir
  36. Rodrigo,
    Boa Tarde!
    Minha "cinquentinha" está chegando, e estou pensando num futuro próximo em adquirir uma objetiva para fotografar pessoas em ambientes,(igrejas, salões de festas, etc).
    Eu estou olhando custo-benefício, e achei a Sigma 17/70 - 2.8-4.0 a 1.200,00. Quando fui compará-la com uma da Canon com as especificações similares, quase caí de costas: Canon EF 24/70 - 2.8 (Tudo bem, a abertura é fixa em toda a extensão), mas custa "apenas": R$ 3.600,00!!!
    Pairam sobre mim, algumas dúvidas: A Sigma é uma marca confiável? Dá pra conseguir bons resultados? Outra coisa, na Canon, tem a questão das (EF) que não possui fator de corte, (como você explicou muito bem), e as (EFs)são apenas para sensores APSC. Como é essa classificação na Sigma?
    Eu queria comprar uma lente que seja útil em APSC e FF.

    Desde já fico grato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, se as EF forem usadas em câmeras com sensor APS-C sofrem o fator de corte normalmente. Na Sigma são as lentes DC que só servem nas APS-C e as DG funcionam em todas.

      A qualidade é proporcional ao preço. É importante não se deixar influenciar por isso, faço ótimas fotos mesmo com Sigma e estou prestes a ter só lentes Sigma, provavelmente irei vender minhas lentes Canon pra ter um jogo melhor com a Sigma.

      Excluir
    2. Muito obrigado! Me desculpe, em relação as EF/EFs da Canon, fiz confusão no comentário anterior quando disse que as EF não possuem fator de corte, eu na verdade quis dizer que podem ser aproveitadas numa FF. Vou começar a pesquisar preços das Sigmas. Rodrigo, e em relação a esse necessidade, (fotografar pessoas em ambientes de festas), a distância focal 17-70mm é suficiente?
      Mais uma vez obrigado!!!!

      Excluir
  37. Deixa eu dar um comentário que pode estar meio fora, mas vamos lá. Da pra entender então que as lentes acabam sendo mais importantes que a própria camera. Claro que se a lente é ótima, mas a camera não a foto não vai ficar aqueeeeela foto. Mas se a camera é razoavel, com uma boa lente, dai sim, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está por fora, é exatamente isso! A lente sempre vai ser mais importante do que a câmera. U mesmo fotógrafo irá conseguir uma foto melhor com uma Canon T1i e uma 24-70mm do que com uma Canon 7D e uma 18-55mm. Lentes boas não são absurdamente caras à toa...

      Excluir
  38. Boa Noite, Tenho uma Canon T2i não sou Fotografo profissional, mas quando trouxe de fora essa máquina aproveitei os preços e comprei fora a 18-55 do kit, depois de muito pesquisar, mais um Flash EX 430II; uma Lente 50mm 1.8; uma 75-300; e agora uma 18-135 STM; costumo pesquisar no Photozone o desempenho das mesmas, para mim sem a visão profissional consigo belas fotos e adorei o equipamento.
    Trouxe junto uma Olympus Compacta 8100 a prova d,água, mas depois de usar a Canon T2i Não consigo ficar satisfeito com nenhuma compacta, por melhor que seja.
    Gostaria de uma opinião, com as lentes que tenho, você acha que eu precisaria focar em mais alguma lente indispensável ou estou bem servido para a maioria das ocasiões.

    Obrigado, Marcelo Neri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo dizer que se a pessoa não sabe o que comprar então não deve comprar nada. Mas eu explico: você tem um equipamento bem abrangente, inclusive uma de suas lentes é redundante, a 18-55mm que perdeu a utilidade a partir do momento que adquiriu a 18-135mm.

      Acho que você ainda não sentiu falta de nada então não deve comprar nenhuma outra objetiva, até porque é um fotógrafo amador. Talvez um dia você sinta falta de algo, mas algo específico, e aí será a hora de comprar. Por enquanto, vá aprimorando sua técnica com o que tem que já é muito. Você tem grande angular, angular, normal, meia-tele e tele; uma lente fixa e clara e 3 com zoom, somando as características de todas as suas lentes.

      Talvez você faça um dia como eu fiz: troquei todas as minhas lentes aos poucos e hoje estou com um set totalmente diferente do que tive no meu início. Hoje ele está completo, não sinto falta de nada mas amanhã posso sentir falta de alguma coisa e poderei completar meu set. Se você esiver satisfeito, continue. Quando não estiver você saberá especificamente do que precisa e irá procurar uma nova lente mas, lendo o que escreveu, não é o caso agora.

      Excluir
    2. Valeu, obrigado pela Resposta, pela sinceridade e pela rapidez, Abraço.

      Excluir
    3. Volte sempre que precisar. Talvez minha resposta não tenha sido o que estava esprando mas sou sempre a favor do aprimoramento, do conhecimento em vez da aquisição de novos equipamentos que nem sempre são necessários.

      Excluir
    4. Foi sim, fiz exatamente o que voce falou, senti necessidade e comprei. Acho que estou com um conjunto razoavel só comprei a 18-135 STM nesse fim de ano porque fui em um evento no auditorio e tive que me virar com a 18-55 e apesar de ter tirado boas fotos nao tinha tempo para troca de lentes e senti uma falta danada de uma lente que pegasse tudo que eu precisava, sem precisar trocar. Foi meio sufocante ai nao pensei 2 vezes comprei a 18-135 STM e acho que nao passo esse apuro de novo. Obrigado mais uma vez.

      Excluir
  39. Oi Rodrigo sou sua leitora assídua, fico muito impressionada com a sua boa vontade em atender da melhor forma todos os leitores. Realmente vc deve ser um cara muito gente boa rsrsrsr.
    Mas preciso claro (tb) da sua ajuda, não sou fotografa, mas gosto e admir muito a arte, já estive com uma dlsr em mãos para treinar e fiquei quase que em êxtase. Lendo e relendo mil vezes varias perguntas e respotas dos comentários e muitos dos seus post resolvi comprar a fz35 ou fz150 pela lente leica clara e com boa qualidade de imagem, cores e etc. E por terem controles manuais, MASSSS eis que uma grande amiga esta indo para o USA e me propos trazer uma camêra para mim, fiqueiiii muito na dpuvida se peço pra ela uma dlsr, pois vai sair o msm preço das 2 lumix aqui no Brasil. Sou muito estudiosa e curiosa não teria problema em passar meses estudando e aprimorando os controles de uma DLSR. Outra coisa que me chama a atenção é que com o tempo e com o tempo e o aprimoramento dos controles posso ir adquirindo novos equipamentos para a msm camêra.

    As que vi dentro do meu orçamento (até R$1100,00) estão a Canon T3 e a nikon D3000, nikon D3100.

    Usaria como hoby mesmo, foto dos filhos, paisagem, passeios, monumentos históricos, festas de familia e de escola dos filhos.

    Vc acha que seria uma boa troca, as dlrs pelas Lumix uam vez que sairiam pelo mesmo preço?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, como você me parece uma pessoa muito disposta a estudar, te recomendo a reflex. É raríssimo eu indicar reflex nesse caso. Normalmente, quando uma pessoa está em dúvida entre uma câmera mais barata e outra mais cara, recomendo a mais barata porque se a pessoa está em dúvida é porque não está preparada para usar a mais cara. Mas você não se encaixa nisso.

      Estas câmeras que citou (T3 e D3100) estão no mesmo nível, esqueçla a D3000 que é antiga e de tecnologia muito defasada. Uma coisa que precisa saber é que as Nikon mais básicas (D3xxx e D5xxx) só fazem autofoco com objetivas AF-S que possuem motor de foco próprio, se usar objetivas AF só terá foco manual, ok?

      Outra coisa: câmeras compradas no exterior não possuem garantia no Brasil. Então, escolha entre Canon T3 ou Nikon D3100 e parta para o aprendizado, tenho certeza que fará bom uso de uma delas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  40. Olá td bem? Pretendo adquirir uma Nikon d3200 para tirar fotos em eventos e lugares mais escuros... E gostaria de saber se é melhor eu adquirir a lente do kit 18-55mm e comprar outra lente como uma 55-200mm.... Ou seria melhor eu comprar a câmera com uma lente de 18-105mm? Tenho uma Sony hx100 e adoro tirar fotos de animais e flores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em eventos a 55-200mm não tem muita utilidade então seria melhor a 18-105mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Sim... e se adquiris-se a lente do kit 18-55mm... Quais lente extras vc me indicaria em adquirir?

      Excluir
    3. Se você adquirir a 18-105mm em vez da 18-55mm não precisa de outra objetiva, a princípio. Como irá fotografar eventos é preciso investir em um flash externo em vez de lente.

      Excluir
  41. Olá sou nova nessa área da fotografia. Tenho uma Sony HX1. Gostaria de tirar fotos mais profissionais. Faço fotos externas de pessoas e pequenos aniversários. Que câmera vc me indicaria para começar? Deu uma olhada na Canon t4i e Nikon D3200... E na Nikon D7000. São tantas opções?! E lentes qual vc me indicaria? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é pra trabalho então é Nikon D7000 ou Canon 60D. Se tá começando pode ser com a lente do kit mesmo, se seu orçamento permitir é primorial a compra de um flash externo, a lente pode esperar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  42. Olá, quero dar fim na minha humilde camera sx40 que foi muito útil, mas estou sentindo a necessidade de pegar outra CANON mesmo ! que caíba no meu bolso, vi na conversa acima que recomendou a 60D porém gosto de fotografar tudo!! paisagens,tirar retratos focais e tbm realizar boas fotos noturnas, especifique-me se possivel uma lente e uma maquina que me proporcionaria tudo isso, estou começando a trabalhar com fotografia, n tenho curso nda ! mas as pessoas gostam das fotos,estou fazendo pequenos eventos como: aniversarios, batizados, fotografia pessoal ... se puder me dar uma ajudinha agradeço !!Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua intenção é trabalhar com fotografia e quer usar Canon então é 60D mesmo. Mas não existe uma lente própria para tudo, em reflex é uma lente para cada tipo de foto, acostume-se a isso. Inicialmente você pode usar a lente que vem com a câmera, pode ser uma 18-55, 18-135 ou 18-200, a Canon 60D poderá vir com qualquer uma dessas.

      Mas não deixe de fazer cursos, se quer investir nessa profissão irá encontrar pela frente clientes mais exigentes e tudo tem técnica, a fotografia não foge a essa regra e há regra a seguir que você só aprenderá investindo também em conhecimento.

      Fiz uma postagem ontem falando sobre isso aqui no blog, dá uma lidinha nela e qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Boa noite Rodrigo, li varios post sobre a 60D, bem estou disposta a compra-la, porém criei um certo vicío em zooms
      :( oque voce acha de incrementar a 60D com as lentes Canon EF 50mm f/1.8 II e ainda a EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS II ??

      Excluir
    3. Se você curte zoom então porque não pega só o corpo da 60D, uma 50mm e uma Sigma 18-250mm? Se tem restrições com Sigma dê uma olhada no meu álbum, as primeiras 17 páginas que aparecem foram feitas com essa lente (exceto as cameras feitas com a Canon A590): http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/

      Excluir
  43. Com certeza farei uns cursos !!!! muito obrigada

    ResponderExcluir
  44. Vc manda muito beem !!!!!! SIGMA! Estou a tempos pesquisando preços aqui, ja olhei no ebay na amazon e na BHphoto, na Bh ja desisti pois com as taxas cobradas sai pelo mesmo valor daqui !! Mas a insegurança de comprar pelo ebay e amazon esta demais, vc tem alguma indicação de uma loja internacional onde posso realizar minha compra tranquilamente ?? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loja internacional não pois todas são taxadas e termina perdendo a vantagem, só se você conhecer alguém de fora pra mandar trazer.

      Mas dá uma olhada na busca de preços aqui do lado esquerdo, você vai encontrar bons preços.

      Excluir
  45. Obrigada querido !!! vlw a ajuda !! abrç

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Rodrigo. Tenho uma Canon T3i com lente 18-55. Sinto necessidade de + zoom. Sou iniciante nessa arte de fotografar. Acha que uma 18-135 me ajudaria bem, apesar do que dizem "ser um pouco escura"? E se sim, ao comprar uma 18-135 poderia me desfazer da 18-55? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode adquirir uma 18-135mm e abandonar a 18-55mm já que ela se tornará inútil, sua faixa já estará coberta pela 18-135mm. Mas há outras opções como pagar um pouco menor por uma 55-250mm e manter a 18-55mm. Ou pagar um pouco mais e ter muito mais alcance com uma Sigma 18-250mm que custa um pouco mais e consegue manter a mesma qualidade.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pela rapidez e clareza, mas se pegar a Sigma 18-250 poderia me desfazer da 18-55 né? O alcance da Sigma em relação à 18-135 é bem maior (zoom) e com boa nitidez? Qual o alcance que ganharia saindo da básica (18-55) pra 18-135?

      Excluir
    3. Qualquer objetiva que começar de 18mm pra baixo você pode se desfazer da 18-55mm pois ela não vai mais ter utilidade para você. Veja minhas fotos feitas com a 18-250mm, é melhor do que eu falar: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/tags/sigma18250/

      Pra você saber o quanto de alcance vai ganhar é só dividir o 135mm pelos 55mm. E estude bastante sobre distâncias focais para você entender o funcionamento das lentes e quais seriam as mais indicadas para você.

      Excluir
  47. sr Rodrigo seria possivel dar alguma oponiao sobre as lentes Rokinon,Samyang. 600-1200mm, 800 mm f8. Para fotografar a lua,atualmente uso a Nikon 300mm f4 mais o Kengo 1.7, por ca o verao esta chegando e como tal noites de lua cheia,obrigado. vivo na China e por ca dificil encontrar alguem para resolver as tais duvidas na lingua materna.No youtube a varios videos sobre o assunto porem nao conheco os intervinientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar se referindo às lentes-espelho, não é? Dê uma olhada aqui: http://www.foto-facil.com/2013/04/lentes-de-espelho.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  48. Penso em comprar uma Nikon D5200 e uma lente 50mm. Porem, essa lente nao tem estabilzador de imagem, nem a D5200. Voce acha que é importante o estabilizador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário ter estabilizador em uma lente leve e de distância focal fixa como a 50mm, o que você não terá é autofoco se comprar a 50mm AF, o autofoco só estará disponível na 50mm AF-S.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  49. Tenho uma T3i com a lente do kit 18-55. Meu uso é bem amador, principalmente em fotos dos jogos de futsal de meu filho. O ambiente quase sempre é mal iluminado e sinto falta de um zoom. Qual lente com melhor custo benefício vc me indicaria? As sigmas valem a pena? Estou indo para Miami em agosto e conto com sua ajuda!
    A propósito, devo trazer a tal cinquentinha tb para fotos de festas da família, e nesta penso em uma original da Canon. A f / 1.8 já vale?
    O lance do motor pra lente, a t3i já tem né?
    Abs e obrigado!
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber qual seu orçamento disponível pra ver qual a melhor que se encaixaria nele. E o motor de foco na Canon fica nas lentes, todas as lentes possuem ele.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  50. Olá Rodrigo,
    quero uma opinião sobre uma camera que estou comprando com meu primo, é canon xs 1000d, essa camera é profissional? e o que vc pode me passar sobre ela, quero fazer um curso de fotografia e vou comesar usando essa camera, pra praticar.


    Desde já obrigado.
    jadson.maia15@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma câmera que pode muito bem ser usada profissionalmente mas não é recomendada por já ser muito antiga e provavelmente já contabilizar muitos cliques, o que acarreta em ter um obturador já bem desgastado.

      Pode ser uma excepcional câmera para aprender os princípios básicos da fotografia mas para fotografar profissionalmente precisará de algo mais recente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  51. Rodrigo, estou iniciando no mundo da fotografia, tenho uma duvida.
    Qual lente se aproxima mais com a nossa visão em uma Nikon D90?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A que mais se aproxima é a 50mm, e a 18-55mm em 55mm acho que é exatamente a visão do olho humano.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  52. Rodrigo ! comprei uma maquina usada na mão de um irmão meu CANON T1i nela tinha uma lente de 18-135mm por sinal achei legal só que só comprei a máquina coloquei uma lente que tinha aqui de uma máqui antiga minha 35-80mm só que não estou gostei não parece que as coisas ficom mais lenta ao fotografar.Nos ESA tem umas lentes recondionada com um preço legal, tipo uma lente 18-135mm $200,00
    o que acha ? arriscado ? qualidade ruim ?. abarço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei quais as condições de uma lente recondicionada nos EUA então não posso afirmar se é arriscado ou não, mas a qualidade não é ruim. Aliás, não existe nenhuma lente com qualidade ruim, existe lente que atende nossas exigências ou não. Você já usou a 18-135mm nela?

      Excluir
    2. sim usei,por isso que achei que a 35-80 ficou meio estranha.

      Excluir
    3. Eu acho que o motivo pode ser o fato de a 35-80mm ser uma lente bem antiga, da primeira leva de lentes prontas para o sistema digital. O autofoco deve ser bem vagaroso e barulhento, e mais falho também.

      Excluir
  53. Rodrigo! tenho em mãos 2 lentes 1 de 35-80 e a outra de 50mm no dia a di qua vc indica até eu comprar outra
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho interessante uma lente com ângulo mais largo, que comece entre 16 e 18mm.

      Excluir
  54. Boa tarde, Rodrigo. Sou iniciante na arte da fotografia e lendo estes posts fiquei com mais dúvidas que já tinha (rs).

    Possuo uma Nikon D5000, e acabei de adquirir uma lente nikkor 50mm f 1.8 D. Porém, só depois descobri a questão dela não possuir foco automático.

    Na prática, o que isso exatamente significa?

    Percebi também que para ela funcionar na minha D5000, preciso travar a lente em f/22.
    Isso quer dizer o que? Que recursos eu perco? Valeria a pena tentar vender esse lente e comprar uma 1.8G ou algum outro modelo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na prática só significa o que você já descobriu, que não pode fazer foco automático com ela, mais nada. De resto funciona como uma lente igual a qualquer outra. Isso acontecerá com toda lente AF que comprar, para que possa fazer autofoco terá que comprar lentes AF-S.

      Sobre só funcionar em f/22 pesquisei muito aqui e não encontrei nada, pode ser defeito. Leve à loja que comprou e faça testes com outras lentes.

      Uma 50mm f/1.8 G custa mais que o dobro dessa que você comprou, será que vale a pena todo esse investimento? Será que não é melhor e mais fácil aprender a fazer foco manual na versão D? Até porque, mesmo com lentes que façam autofoco, é obrigatório aprender a fazer foco manual pois não é sempre que o autofoco irá funcionar.

      Veja direitinho se essa lente vale mesmo o investimento ou até mesmo se você realmente precisa dessa lente, se não pode ser substituída por outra mais barata.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, Rodrigo.

      Realmente a G é bem mais cara que a D.

      Com relação a só funcionar em f/22, existe no corpo da lente uma travinha, que mantém ela nessa posição.

      Se eu tiro a travinha, a própria câmera me informa no visor que preciso acionar novamente.

      Vou fotografar ou anotar exatamente o que aparece no visor e retorno.

      Realmente pode ser um problema na lente, mas muito mais provável que seja alguma outra configuração que estou colocando que exige isso, como por exemplo colocar no Automático. Confesso que não testei muito.

      De qualquer forma obrigado mais uma vez pelo contato.

      Abs
      Marcus

      Excluir
    3. Tire do automático, esta lente não foi feita para usar no automático já que ela possui um anel de abertura para ser usado manualmente. A câmera não vai fazer este anel se mover sozinho. Pode ser esse o problema.

      Excluir
    4. Muito provável mesmo.

      Vou testar.

      Obrigado.

      Excluir
  55. Olá Rodrigo.

    Tenho uma Nikon D5100 e a lente do kit 18-55.
    Mas esse fim de semana, fui fotografar com uma colega e ela tem uma 28-105 macro 1:3.5-4.5D AF.
    Fiquei impressionada com o desfoque dessa lente.
    Quero comprar uma lente para fazer ensaios fotográficos e aniversários. E também quero bastante desfoque rsrs.
    Vi que tem a 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR. Ela é mais barata.
    Qual você me indicaria? Tendo em vista que quero bastante desfoque e fotos claras.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a lente da sua colega possui a mesma abertura máxima que a sua, eu deduzo que o maior desfoque só se deu quando usou o zoom acima de 55mm na lente dela, pois quanto maior o zoom maior fica o desfoque. Então, imagino que uma 18-105mm resolva o problema.

      Mas se quiser maior desfoque de verdade, com uma lente mais clara e pagando menos, recomendo a 50mm f/1.8, porém é uma lente sem zoom, possui uma distância focal única mas o desfoque é muito maior já que é uma lente que possui muito mais abertura. E como sua câmera não possui motor de foco, se usar a 50mm AF só terá foco manual, para fazer autofoco irá precisar da 50mm AF-S que é bem mais cara.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  56. Rodrigo, eu achei varias cinquentinhas da Minolta usadas porém bem conservadas no Mercado Livre, trata-se da Lente Minolta Af 50mm F1.7 MAXXUM Para Sony Alpha, como possuo uma DSLR Sony Alpha A200, o que vc me diz sobre esta lente ?? é confiável ??? claro que a marca Minolta eu sei que é confiável, mas pergunto mais pelo modelo em questão da lente caso vc conheça, pena que o preço mesmo usada esta mais caro que a 50mm nova da canon e nikon sem motor de foco, gostaria de sua opinião a respeito, acho legal ter uma lente fixa clara ao conjunto do kit mesmo para hobby, fico aguardando uma resposta, obrigado !!!!!!

    ResponderExcluir
  57. Rodrigo, gosto muito de tirar fotos e adoro viajar, por isso, para a próxima viagem, gostaria de levar uma câmera melhor do que a minha compacta.
    Depois de muito pesquisar, acabei optando pela T3i, mas estou um pouco perdida nas lentes que devo adquirir. O meu uso será para viagens e dia a dia, o que você me indica? No kit já vem a 18-55.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 18-55mm já é muito boa e lhe atenderá bem na sua viagem. Mas viagens assim requerem um alcance um pouco maior às vezes, então vou te recomendar uma lente do tipo "faz-tudo" como a que eu uso. Recomendo uma Canon 18-200mm, Sigma 18-250mm ou Tamron 18-270mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  58. Obrigada Rodrigo, mas e quanto a 18-135mm? O que você acha dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa também, mesmo nível da 18-55mm e muito mais alcance. Talvez o custo-benefício não seja tão bom mas é uma boa opção.

      Excluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão da cor clara vai depender da configuração que usar na hora, é possível conseguir o que quer com qualquer lente que usar e acredite: a 18-55mm é muito boa, é bem melhor do que você imagina e do que andam falando dela por aí.

      Já a relação entre foco e zoom andam em direções contrárias, quanto maior o zoom mais nitidez você vai perdendo, menos abertura você possui e mais difícil fica o foco, e retratos não combinam muito com lentes de maior zoom. Então preciso que você defina uma prioridade: quer uma lente mais clara ou uma com mais zoom? E preciso também que me diga o quanto pode investir no momento para eu poder te indicar o que existe de melhor dentro desse orçamento.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  60. Olá Rodrigo,
    tenho uma Nikon D3100 e pretendo comprar uma Sigma 18-250mm e gostaria de saber se a mesma é compatível em função do motor de foco inexistente neste modelo de máquina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela possui motor de foco, então irá fazer autofoco normalmente. Mas qualquer lente destinada a Nikon irá funcionar na D3100, apenas algumas irão fazer só foco manual.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  61. Olá Rodrigo, bom dia. Pretendo comprar uma Nikon 7100 para fotografar e fazer pequenos vídeos de casamentos, aniversários e formaturas. Estou pensando em abrir mão da lente do kit (18-105) e pedir a 50mm 1.8f Seria uma boa decisão? Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente será uma má decisão, vai ficar sem grande angular para fotografar eventos e isso é um tiro no pé. Uma 50mm só tem utilidade em vento se estiver usando duas câmeras ou tiver paciência para trocar de lente toda vez que fizer fotos de book.

      Estude bastante para poder entender o funcionamento de cada tipo de lente e assim saber exatamente em quais situações cada lente lhe será útil.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Entendo. Então, quais lentes você indicaria pra esse tipo de trabalho? Levando em conta a relação custo-benefício e também que sou um iniciante. Grato pela atenção.

      Excluir
    3. Como está começando então sugiro que comece pela lente do kit mesmo, é a melhor para aprender pois é uma lente coringa, faz de tudo. O primeiro investimento a fazer é o flsh externo e os cursos, depois começa a pensar em lentes.

      Excluir
  62. Olá Rodrigo, amei conhecer seu site.
    Estou começando a entrar no mundo da fotografia rs, mas me vejo perdida diante tantas informações.
    Estou para comprar uma canon T2i com a lente 35-80mm, sabe me dizer se farei uma aquisição bacana? E o que consigo fazer com essa lente e câmera? Consigo desfocar o fundo...?
    Desculpe minha ignorância no assunto, espero em breve entender um pouco mais!
    Fico no aguardo, desde já obrigada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue desfocar o fundo com essa câmera usando qualquer lente, basta apenas seguir algumas regras, nada que poucas horas de estudo e prática não resolvam. Porém, a T2i já é uma câmera um pouco antiga e esta lente mais antiga ainda e possui muito pouco ângulo quando quiser fotografar grandes planos.

      Vai depender de quanto está custando este kit para saber se vale a pena ou não.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  63. Prezado Rodrigo,

    Tenho fotografia como paixão.. infelizmente não vivo disso... tenho um kit no qual acho idea..l D5200, sigma 18-250 e nikon 35mm 1.8... O que vc acha desse kit ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você acha ideal então isso que é o mais importante. Equipamento fotográfico é algo muito pessoal, cada um precisa de câmeras e lentes diferentes já que possuem necessidades diferentes. Se seu equipamento está lhe agradando e lhe atende em todas as situações então é realmente o ideal, pois a qualidade desta câmera e lentes é inegável.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  64. Bom dia Rodrigo,
    Estou pretendendo comprar uma lente para minha máquina Canon EOS Rebel T3i, gostaria de saber qual seria melhor, a Sigma 18-200 ou Canon 18-200mm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Canon é melhor, mas não a ponto de custar quase o dobro da Sigma. A Sigma continua sendo o melhor custo-benefício e a Sigma 18-250mm é um custo-benefício melhor ainda.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  65. Adoro seu site. Sou iniciante e ainda estou aprendendo. Tenho uma Nikon D3200. Posso usar uma Sigma 18-250 ? Gosto de zoom e tenho apenas a lente do kit 18-55. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode. Há uma versão desta lente para Nikon, é só procurar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  66. Gostaria de Sua opniao . Fotografo o ballet de minhas filhas sentado na platéia . Qual seia um boa opção : canon 70 200 f4 is ou sigma 70 200 2.8 com estabilizador ou vc tem uma outra sugestão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fotografa sentada na plateia então pode ser qualquer tele com estabilizador. A Sigma parece ser uma melhor opção por ser mais clara.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  67. Olá Rodrigo! Não fui muito claro na minha pergunte: tenho uma t3i e lente 55 250 consigo umas fotos legais, mas com o tempo vc fica mais exigente. A sigma parece uma boa opção por ser mais clara. O que me diz do seu peso? Nao gostaria de gastar tanto dinheiro para uma lente exclusiva para eventos ou vc acha q vale a pena . ( sou amador) obrigado grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não são lentes para amadores, não acho que o investimento nelas se traduzirá em resultado tão melhor assim a ponto de fazer vale o dinheiro gasto. Nesse caso vale mais a pena investir em conhecimento, técnicas que façam você extrair o melhor que seu equipamento oferece. E se você tiver paciência para editar fotos, usar o RAW pode ser muito benéfico.

      Excluir
  68. Ola boa tarde, tenho uma nikon D5200 com lente 18-55 e gostaria de adquirir uma lente para zoom 55-300 ou 70-300,me disseram que ambas são escuras, mas gostaria de saber qual das duas devo comprar para eventos tanto dia quanto noite, e se no caso noite qual flash devo comprar para o conjunto, visto que quero gastar um valor em conta e que resolva a situação obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente são escuras mas lentes tele claras são muito caras, não irá encontrar nada a baixo custo. Independente disso, nenhuma das duas lentes que citou são recomendadas para eventos a não ser que você tenha duas câmeras ou fotografe apenas de longe, neste caso a 70-300mm é um pouco melhor. O flash é bem mais importante e mais útil, um SB700 dá conta do recado.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  69. Olá, Rodrigo. Estou comprando uma Nikon D5300, com a opção do kit 18-55mm + lente 55-300mm OU apenas a 18-140mm. Costumo tirar fotos tanto de animais e plantas, como de pessoas e eventos. O que vc sugeriria dentre as minhas opções? Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para uso pessoal o kit com duas lentes é melhor, se for para uso profissional é melhor a 18-140mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  70. Rodrigo, obrigada. É para ambos. A que vc relaciona essa diferença? Ao fato de não precisar ficar trocando de lente no trabalho profissional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é que as objetivas 18-55mm e 55-300mm são destinadas apenas a uso amador. A 18-140mm também é, mas dá pra considerá-la de nível intermediário e é uma lente versátil, com uma boa distância focal sem ser exagerada a ponto de sacrificar muito a nitidez dela.

      Excluir
  71. Caro Rodrigo, parabéns pelo blog e pela paciência em tirar nossas duvidas!
    Eu comprei uma t3i e veio com a 18-55mm. Eu queria de momento o seguinte(se possível)
    Poder tirar fotos de uma distancia de uns 10 metros, de animais e paisagens(com foco e desfoco do fundo/assunto)
    Ao mesmo tempo queria poder fazer uns trampo free tirando fotos de umas colegas minhas que estão querendo fazer um book..isso é possível? sei que são coisas distintas, mas queria sua opinião que entende bem mais que eu..tipo, qual lente adquirir?

    Desde já, muito obrigado!

    Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente precisará de uma lente diferente para cada situação, preciso saber o quanto pode investir pra poder te indicar algo de acordo.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Então Rodrigo, até uns R$ 1.800..

      Excluir
    3. Com esse orçamento você consegue uma 50mm f/1.8 e uma 55-250mm, assim já estará bem equipado para as atividades que desreveu. Com o que sobrar você compra um flash externo, caso não tenha. Se já tiver invista em cursos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Rodrigo, boa tarde!
      Eu não posso comprar uma lente só, um "pouco" mais cara, mas que faça o serviço das duas? ou quase isso(sei que voce explicou que sao coisas distintas)

      Obrigado novamente

      Excluir
    5. Até pode mas não conseguirá um pleno desempenho em nenhuma delas, porque a distância focal ficaria curta demais para fotografar de longe ao mesmo tempo em que ela ficaria longa demais para retratos, como uma 70-200mm f/4. As opções são inúmeroas mas alguma coisa ficará sacrificada e a razão de ter uma câmera DSLR é justamente essa, a de ter uma lente diferente para cada situação.

      Se quiser uma lente que faça todo tipo de foto pode ser uma sigma 18-250mm como a que eu tenho mas a nitidez e qualidade de imagem serão sacrificadas em prol da versatilidade.

      Excluir
  72. Entendi!
    Vou fazer o que sugeriu mesmo!
    A última dúvida rs
    Existe muita diferença de qualidade de imagem entre a : 50mm f/1.8 e a 1.4 ?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe mas depende muito do fotógrafo, só os mais experientes conseguem extrair o máximo que ela oferece. Essas lentes de profundidade de campo muito rasa são difíceis de usar e em um primeiro momento costumam ser frustrantes para os iniciantes, é preciso ter um pouco de paciência com ela.

      Excluir
  73. Olá, Boa Noite!
    Pois tenho uma Nikon D3100 com a lente 18-55mm, mais quero comprar uma lente que eu possa fotografar festa a noite e na claridade também e me indicaram a 50mm f/1.8 18g. O que vc me indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima lente mas seria bom você ter duas câmeras já que não dá pra fotografar uma festa inteira com uma 50mm e trocar de lente pode fazer você perder alguns momentos preciosos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  74. Qual Tele objetiva você me recomenda comprar Canon Ef-s 55-250mm ou Ef 75-300mm F/4-5.6 Iii ? O estabilizador de imagens da 55-250 compensa o tanto que ela perde de zoom? Eu conseguiria uma foto de rosto de uma pessoa à uns 20 metros de distância?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compensa porque as duas possuem praticamente a mesma qualidade de imagem então acho vantagem perder 50mm e ganhar o IS, a não ser que você tenha um tripé.

      Consegue fotografar um rosto a 20 metros mas não espere a mesma nitidez de uma grande angular ou normal.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  75. Bom dia Rodrigo,
    Estou observando as câmeras fotográficas e quero me decidir pela compra de uma dos seguintes modelos: T3i ou T5i ou EOS 70d todas da Canon. Todas elas vem com uma lente 18 55mm 3.5. Sou totalmente leigo em fotografias, não trabalho nesse ramo. Quero apenas uma câmera para fotografar eventos na família e tirar fotos em viagem. Meu pensamento esta voltado para qualquer um dos três modelos citados acima, porem com uma lente que me faça obter uma excelente qualidade em fotos de perto(3 e 10 metros) quanto de longe( 20 e 200 metros aproximadamente) por isso estou pretendendo uma lente 17 135 mm 2.8. Gostaria da sua opinião para me ajudar na escolha tanto da câmera quanto da lente e se minha opinião não for a melhor, que indique para minha situação qual seria outa opção ideal. Aguardo uma resposta sua.
    Até mais.
    João Ilton Paiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é para fotografar apenas por hobby a T3i lhe atende com sobras, não há necessidade de gastar tanto no corpo. Sobre a lente, não existe 17-135mm, você deve ter visto a 17-35mm que não terá utilidade no seu caso. Indico a Sigma 18-250mm, uma lente do tipo "faz-tudo". Mas não espere um alcance de 200 metros, isso aí só com superzoom mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado rodrigo pela dica. Vou seguir sua sugestão.
      abraço.

      Excluir
  76. Olá Rodrigo! Suas dicas são maravilhosas.
    Tenho uma Nikon D5200, sempre gostei de fotografia e comecei a estudar mais sobre o assunto no início do ano, como muitos amigos pediram a pouco tempo comecei a fazer ensaios externos e estou precisando de uma lente Afs 50mm, mas como minha câmera é uma DX, fiquei na dúvida entre um 50 ou 35mm, qual você me indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma dúvida tão complicada que nem eu mesmo posso te responder, mas posso te orientar. Você tem a lente do kit, certo? Sei que não vai ser a mesma coisa mas, se não tiver como testar as duas antes, fotografe os mesmos motivos com sua lente do kit em 35mm e em 50mm e veja quais resultados lhe agradam mais.

      Essa é uma questão bem pessoal, eu prefiro 50mm mas pode ser que seus olhos se adaptem melhor a uma 35mm. E se optar por uma 50mm, lembre-se que sua câmera não possui motor de foco e para que sua lente faça autofoco será preciso adquirir a versão AF-S.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  77. Olá,boa noite!!comprei uma canon 60d,como faço pra desfocar fotos com a lente 18/135.me ajude por favor.obrigada e parabéns pelo blog.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma lida neste link aqui: http://melinasouza.com/2013/05/14/fotografia-fundo-desfocado/

      Obrigado pela presença no blog e qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  78. Olá Rodrigo tenho uma Nikon 3100 e uma lente 18-55 e gostaria de saber qual 50mm eu compro pra minha camera? E se ela se adapta so na camera ou se adapta na lente 18-55? Fiquei sabendo que a 50mm afs 1.8f nao tem foco automatico, por isso estou interessado na 1.4g, que tem foco automatico, so gostaria de saber se estou correto, caso nao esteja, qual eu compro em um bom preço? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda lente se adapta somente à câmera, nenhuma lente se adapta a outra, quem faz isso são os filtros. Então, se você comprar uma 50mm irá tirar a sua 18-55mm e colocar a 50mm em seu lugar, isso é com qualquer lente.

      Sobre o foco automático, é preciso entender que há câmeras e lentes com e sem motor de foco. Todas as lentes fazem autofoco, mas se a lente não tiver motor de foco próprio irá depender do motor existente na câmera. Como sua câmera não possui motor de foco então a lente precisa tê-lo para que se faça autofoco.

      Todas as lentes AF-S possuem motor de foco então não será necessário que a câmera tenha este motor. Como você citou a 50mm f/1.8 AF-S então ela fará autofoco na sua câmera, não é necessário a f/1.4 para este fim.

      Como você ainda possui muitas du´vidas básicas acerca das lentes, será que realmente é necessário agora uma 50mm ou seria melhor investir em conhecimento para conhecer mais o seu equipamento para depois investir em lentes? Peço que dê uma lida neste texto para saber se realmente a 50mm é o que você quer e precisa neste momento: http://www.foto-facil.com/2014/04/por-que-nao-usar-uma-lente-50mm.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  79. Parabéns pelo site!! Nos ajuda muito!

    Uma dúvida, tenho uma Nikon D5100 e comprei uma Sigma 18-250mm. Tentei fazer umas fotos dentro de casa e achei um pouco embaçada, quando tiro com flash ou no automático melhora, mas no manual não ficam 100%. Ainda não testei ao ar-livre.

    O modelo que comprei foi o 18-250mm F3.5-6.3 DC Macro OS Hsm.

    Algum problema de compatibilidade ou só não acostumei com a lente? O que acha?

    Abraço e obrigado!

    Emanuel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser só falta de costume, uso a minha há anos e nunca tive problemas desse tipo. A única coisa nela que me incomoda um pouco é o anel de zoom que é duro e não amacia com o tempo, ele permanece assim mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  80. Ótimo, obrigado!

    Tb achei o anel de zoom duro, mas se as fotos saírem boas isso vai ser o de menos.

    Obrigado, mais uma vez!

    Abraço.

    Emanuel

    ResponderExcluir
  81. Bom dia,
    Eu tenho uma câmera Nikon D32000, e estou querendo comprar um lente, como sugestão minha amiga disse essa AF Nikkor 50mm f/1.8D, mas estou na duvida, será que essa é uma boa opção ?Gostaria de imagem com foco e mais reais.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esta lente (e qualquer outra lente AF) você só terá foco manual na sua câmera, se quiser esta lente apenas pelo foco manual é só você selecionar o foco manual na lente que você já possui e então conseguirá explorar o que ela tem de melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  82. Oi Rodrigo boa tarde. Primeira vez que visito aqui, estou chocada do quanto vc manja de câmeras rsrs
    É o seguinte, sempre fui apaixonada por foto, sempre pego a Nikon D3100 18mm-55mm da minha cunhada para usar em festas de familia, essas coisas amadoras mesmo. Esse final de semana me arrisquei em fazer fotos da minha prima grávida rsrs e ficaram maravilhosas, ao meu olhar.
    Estou pensando em adquirir uma câmera também para praticar mais, e até investir em fotografia, e gostaria de saber sua opinião sobre qual câmera eu posso investir, nao quero nada ultra profissional por enquanto, só aprimorar, praticar e treinar mesmo, o que senti falta na lente 18-55mm foi um zoom maior em fotos de longa distância e as fotos não ficam com tanta cor ou claridade, senti necessidade de adicionar cor no photoshop. Entao? preciso de uma câmera com foco automático, e uma lente q me proporcione um bom zoom e foco em ambientes externos.. nada de estudio.. o que me indica?

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente grato por saber que está gostando do conteúdo do blog!

      Tenho várias indicações para fazer, mas preciso saber o quanto pode investir neste momento para que eu possa indicar o melhor possível dentro do seu orçamento.

      Fico aguardando aqui.

      Excluir
    2. Pretendo investir inicialmente uns 2 mil reais por ai..
      Estou pesquisando sobre a Nikon D3100 e a D5100.. dei uma olhada nas lentes 55-200mm e na cinquentinha.. sei que o orçamento parece baixo para adquirir.. mas achei no mercado livre.. nao sei se compraria a lente logo de cara, acho que aprenderia mexer bem na câmera com a lente q vem no kit primeiro..

      Uma das fotos que fiz final de semana usando a Nikon D3100 com a lente 18-55mm do kit mesmo.. http://3.bp.blogspot.com/-82bq-8TEHPk/VJGsEbv42lI/AAAAAAAACzQ/SHUSL4VNzG8/s1600/10841284_684623208302099_1720629578_n.jpg sei que falta enquadramento rsrs to lendo mais sobre isso ja ;)

      Excluir
    3. Acho que a D5100 é bem melhor. E já que a intenção é se aprimorar, não recomendo que compre lente nenhuma agora, primeiro precisa dominar a câmera com a lente do kit e depois, com mais prática e experiência poderá decidir melhor sobre qual lente vai ser mais útil para você. Vai ser um investimento bem melhor depois do que agora.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails